/ Notícias

Governo da Bahia publica resultado final do concurso para professor e coordenador pedagógico

Mais de 81 mil candidatos se inscreveram no concurso

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) publicou, na edição do Diário Oficial deste sábado (29), o resultado definitivo do concurso para preenchimento de vagas de professor e coordenador pedagógico da Rede Estadual de Ensino.

A relação dos candidatos aprovados pode ser consultada no DOE, no Portal do RH Bahia e no site da Fundação Carlos Chagas.

Na manhã deste sábado, o governador Jerônimo Rodrigues usou as redes sociais para anunciar a divulgação dos resultados.

“Passo aqui para dar uma boa notícia. Já está no Diário Oficial o resultado final do concurso para educadores. Já já os aprovados devem estar sendo chamados para exames, para a gente começar o ano preenchendo as 2.113 vagas. Educação se faz assim, com compromisso”, disse o governador.

O certame obteve mais de 81 mil candidatos inscritos no Edital de Abertura, publicado em agosto de 2022. Do total de inscritos no concurso, 4.921 foram habilitados, sendo 3.751 para o cargo de professor, padrão p – grau III; 1.136 habilitados para o cargo de coordenador pedagógico, padrão p – grau III; e 34 habilitados para o cargo de coordenador pedagógico, padrão p – grau III (escolas indígenas).

O concurso para a rede estadual de ensino visa preencher 2.113 vagas para educadores, sendo 1.806 para professor e 307 para coordenador pedagógico.

Os aprovados atuarão em colégios vinculados em 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), distribuídos por centenas de municípios do interior do estado. O certame terá validade de um ano, podendo ser prorrogado apenas uma vez, por igual período.

A organizadora do certame também informou, neste sábado (29), o resultado da Prova de Títulos, que será de acesso exclusivo ao candidato. Informou ainda o resultado definitivo da Comissão de Heteroidentificação dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), além do resultado definitivo da perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência no momento da inscrição.

Etapas do concurso

O concurso foi lançado em 1º de agosto de 2022, com abertura de inscrições. As provas foram realizadas no dia 6 de novembro do mesmo ano.

Os candidatos fizeram prova nos municípios de AlagoinhasAmargosaBarreiras

Bom Jesus da LapaCaetitéEunápolisFeira de Santana

IpiráIrecêItaberabaItabunaItapetingaJacobinaJuazeiroJequiéMacaúbas

Paulo AfonsoRibeira do PombalSalvadorSanta Maria da VitóriaSeabraSerrinha

Santo Antônio de JesusSenhor do BonfimTeixeira de FreitasValença e Vitória da Conquista.

Os candidatos habilitados passaram por três etapas de concurso com provas objetivas, discursivas e prova de títulos. As provas objetivas tiveram 50 questões objetivas para o cargo de professor e 40 para o de coordenador pedagógico.

Já na prova discursiva foram abordados conhecimentos gerais, específicos e interdisciplinares, dependendo do cargo.

A prova de títulos, em caráter classificatório, foi aplicada aos habilitados na segunda etapa do concurso, conforme previsto em edital. O concurso reservou 5% das vagas destinadas a candidatos deficientes e 30% para aqueles que se autodeclararam negros.

Clique aqui e leia mais